O pecado de Eli

Qual foi o pecado do Sacerdote Eli, que o fez ser rejeitado por Deus? O seu pecado foi ser conivente com as falhas dos filhos, pois mesmo sabendo que eles se prostituíam os manteve como sacerdotes, como mostra o texto: Ora, Eli que já era muito velho, ouviu tudo que seus filhos faziam a todo o Israel, e de como tinham relações com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação (templo).   Então ele lhes disse: por que fazeis tais coisas? Ouço de todo este povo os vossos malefícios.   Não, filhos meus, não é boa fama a que ouço entre o povo do Senhor. 1samuel 2. 22, 23, 24   Veja que Eli até chamou atenção dos filhos, deu uma palavra até boa, mais não era isso que Deus e povo queriam. Na verdade o que se esperava dele, era uma atitude mais firme, mais justa. Pois ele era, o responsável dos sacerdotes, o que tinha à autoridade de colocar e tirar da obra. Só que agora, eram os seus filhos que estavam se prostituindo, e ele não teve coragem de tira-los. Mais os manteve na obra, mesmo sendo eles prostitutos.   Agora veja a reação imediata de Deus: Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. 1samuel 2. 29,30   E disse mais: Pois já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia; seus filhos se fizeram execráveis, e ele não o repreendeu. 1 Samuel 3. 13  Deus deixou de falar com Eli e passou a falar com Samuel. E também desamparou os seus filhos, que mais tarde morreram e no mesmo dia à arca que representava Deus foi roubada pelos filisteus, causando assim também a sua morte. A verdade, é que Eli se preocupou mais com os filhos do que com Deus; por isso Deus o rejeitou. Assim acontece hoje, quando alguém encobre o erro de um familiar ou mesmo de um amigo, causando escândalos dentro da Igreja.  E com isso, afastando almas do Senhor Jesus. E, causando esfriamento espiritual na igreja.  Devemos lembrar da orientação dada pelo o Senhor Jesus, pois ele disse: quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim; quem ama o filho ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim. Mateus 10. 37 Coloque o Sr. Jesus acima de tudo e de todos, e não seja conivente com o erro de ninguém, para que Deus possa continuar falando contigo, através do Espirito Santo. E dessa forma, muitas almas venham ser ganhas.          

Comentários

  1. Excelente ensinamento, que muitos líderes reflitam sobre isso pq as suas tendências São sempre de proteger o ente querido se esquecendo de obedecer a Deus...

    ResponderExcluir
  2. MALDITO O HOMEM QUE FAZ A OBRA DE DEUS DE QUALQUER MANEIRA !!! EU PENSO QUE MUITOS LIDERES PROTEGEM QUEM TEM DINHEIRO E PODER !

    ResponderExcluir
  3. Bom Foi Essa Explicação, então os Pais pagam pelos erros dos seus filhos, se estiver vendo o erro e não o corrigir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz do Senhor, somente se ele for conivente com o pecado, assim como Eli fez !

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Deus não se agrada de sujeira

Deus, não aceita o malicioso!